2014

Na sua primeira edição, o INSTIDOC – Ciclo do Documentário Institucional procurou apresentar uma programação actualizada sobre temas que marcam a realidade política, social, económica e ambiental de Moçambique, numa iniciativa que visou dar visibilidade ao género institucional e à sua relação com o meio cinematográfico do país.

Da iniciativa governamental Kuxa Kanema, de que saíram alguns dos mais conceituados realizadores moçambicanos, até à actualidade, em que representa uma das principais fontes de financiamento das produtoras e realizadores independentes do país, o género institucional tem exercido uma função determinante no lançamento de alguns dos alicerces do que se poderá vir a transformar numa indústria de cinema em Moçambique.

Embora a maioria dos documentários que, anualmente, são produzidos no país estejam directamente relacionados com o meio institucional, seja ele público ou privado, com ou sem fins lucrativos, a realidade mostra que, assim que concluídos, muitos destes trabalhos ficam circunscritos às organizações que detêm os seus direitos. Sem um espaço para a sua divulgação, o conhecimento que estas obras encerram tem-se distanciado e perdido do grande público e, não raramente, de outros agentes envolvidos e interessados no tema documentado.

Assim, procurando de alguma forma contrariar esta situação, e no que se pode considerar um pequeno e modesto contributo, o INSTIDOC – Ciclo do Documentário Institucional promoveu, entre os dias 11 e 14 de Março, uma plataforma exclusiva para a divulgação de documentários institucionais, que teve como espaço central o auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, organização cujo contributo foi crucial para o lançamento desta primeira edição.

Anúncios

_programa

Com uma programação centrada em três diferentes temáticas, “TERRA”, “GORONGOSA” e “MULHER”, que vão marcar, respectivamente, os primeiros três dias do ciclo, o INSTIDOC propõe a apresentação de sete documentários, entre curtas e longas-metragens, filmados em Moçambique entre os anos de 2012 e 2013, da autoria de nove realizadores nacionais e estrangeiros.    

_trailers

Sub-Ciclo Gorongosa: O GUIA Um filme de Jessica Yu, realizadora premiada com um Óscar da Academia. Parque Nacional da Gorongosa, Província de Sofala: esta é uma comovente e inspiradora história verídica sobre a amizade entre um jovem da Serra da Gorongosa, chamado Tonga Torcida e um dos maiores cientistas mundiais, o Prof. Dr. E. O. … Continue a ler _trailers

_clipping

Veja algumas das referências ao INSTIDOC na imprensa.  

_galeria

Fotos da sessão de abertura da 1ª Edição do Ciclo do Documentário Institucional – INSTIDOC, que decorreu no dia 11 de Março de 2014, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo. © Photos by Guido Sambo