o Ciclo

INSTIDOC – Ciclo do Documentário Institucional

O INSTIDOC – Ciclo do Documentário Institucional é um ciclo de cinema dedicado à divulgação de documentários promovidos ou apoiados por instituições públicas, não-governamentais, com ou sem fins lucrativos, e cujo conteúdo manifeste um inequívoco valor de interesse público, abordando temáticas como Direitos Humanos, Saúde, Política, Educação, Meio Ambiente, Cultura, Desporto, entre outras. Além da promoção de trabalhos de realizadores independentes e de produtoras audiovisuais, a iniciativa pretende estimular a produção de novas obras, ao garantir um espaço público para a sua exibição, despertando (ou reavivando) o interesse institucional pela promoção e apoio à realização de documentários. Na sua política de facilitação de encontros e de troca de experiências entre criadores, instituições e público, o INSTIDOC privilegia a promoção de debates e conversas em sessões de diálogo que sucedem as exibições diárias.

Lançado em Março de 2014, o INSTIDOC conheceu a sua segunda edição em Abril de 2015. Em ambas as edições, e embora com total independência organizativa e programática, integrou a programação cultural do Centro Cultural Franco-Moçambicano de Maputo, que garantiu à iniciativa um espaço físico para a sua realização, prestando-lhe ainda apoio técnico. O acesso do público às sessões de cinema do ciclo foi sempre gratuito, sendo este um principio norteador da organização do evento. Inicialmente dedicado à divulgação de obras produzidas em Moçambique, em 2015, o ciclo alargou a sua programação ao espaço internacional. Desta decisão resultou o aumento do número de filmes que integraram a programação, passando de sete (de um total de 10 candidaturas), na primeira edição, para 24 (de um total de 80 candidaturas), na segunda. Além de Moçambique, cujas obras ocuparam 50% da programação da segunda edição do ciclo, foram exibidas curtas e longas-metragens de 11 países, designadamente de Madagáscar, Uganda, Quénia, Guiné-Bissau, Marrocos, Brasil, Estados Unidos, Portugal, Itália, Indonésia e Timor-Leste. Em resultado da abertura de candidaturas a outros países e do aumento do reconhecimento público do evento, o número de visitantes aumentou de cerca de 350, na primeira edição, para mais de 800, na segunda edição.

Em Outubro de 2016, na sua 3ª Edição, o INSTIDOC volta a criar em Moçambique um espaço para a divulgação pública de documentários institucionais,  pretendendo enriquecer a sua programação com a organização de actividades paralelas ao Ciclo incluindo, nomeadamente, sessões de debates e um workshop.

Fique atento às novidades do INSTIDOC.

Siga-nos no Facebook e no nosso Website.


Informações Rápidas | QUICK INFORMATION

– O que é? | What is it?

É um ciclo de cinema dedicado à divulgação de documentários institucionais, promovido de forma anual na capital moçambicana, Maputo.

It’s a film festival dedicated to the dissemination of institutional documentaries, organized on a yearly basis in the Mozambican capital, Maputo.

– Quem pode participar? | Who should participate?

Produtoras, realizadores independentes, organizações governamentais, não-governamentais e com ou sem fins comerciais.

Producers, independent filmmakers, governmental and non-governmental organizations, and other profit and non-profit organizations.

– A quem é dirigido? | To whom it is adressed?

Profissionais ligados à área do cinema; corpo técnico de organizações governamentais e não-governamentais; meio académico (professores, estudantes), público em geral.

Cinema related professionals; Governmental and non-governmental organizations staff; Academia (teachers, students), general public.

– O que é um documentário institucional? | What is an institucional documentary?

Filme não-ficcional de carácter informativo que documenta acontecimentos reais, produzido para, por ou com o apoio de uma instituição (governamental, não-governamental, com ou sem fins lucrativos).

Non-fictional movie with informative purposes which documents real events, produced to, by or with the support of an institution (governmental, non-governmental, profitable or non-profitable).

Anúncios